-
Arquitetos: Exurb Design Studio
- Área: 2 ft²)
- Ano: 2019
-
Fotografias:S. Muthuraman
-
Fabricantes: Asian Paints, MRF, Parryware
Descrição enviada pela equipe de projeto. Vilvakulam é uma pequena cidade no distrito de Cuddalore, em Tamil Nadu, Índia. O terreno de 8 hectares (20 acres) da Escola Akshara Vidya Mandir (AVM) foi escolhido conscientemente fora da cidade, para proporcionar aos estudantes amplos espaços abertos e boas condições ambientais. No plano diretor, a primeira fase incluiu o bloco administrativo e acadêmico, concluídos em abril de 2019. A segunda fase inclui o alojamento de funcionários, albergues, um laboratório de pesquisa, uma ampliação do bloco acadêmico e o jardim de infância. O objetivo da administração da escola era criar um campus que fosse simples em termos de layout e de construção. A forma do edifício deveria ser distinta e icônica na vasta paisagem. O projeto foi abordado com sensibilidade para o ambiente e a geografia do local, garantindo que o edifício fosse mais que apenas icônico e estético.
Os edifícios foram projetados para promover o bem-estar dos ocupantes. A escadaria e o pátio são elementos centrais no bloco acadêmico. A visibilidade direta da escada a partir da entrada do edifício e do pátio das salas de aula sugere a atividade física entre as crianças e funcionários. A qualidade ambiental interna das salas de aula corresponde com os padrões internacionais de construção sustentável. Há ampla iluminação e ventilação natural nas salas de aula. Os acabamentos internos minimizam os compostos orgânicos voláteis (COVs). A pesquisa pós-ocupação revelou que as salas têm níveis de iluminação ideal (LUX) conforme os padrões da NBC.
Os edifícios são sensíveis ao clima e reduzem a demanda de energia através de estratégias de projeto passivo. O bloco acadêmico tem sua fachada para a face oeste, para ter visibilidade a partir da via principal. A estrutura da cobertura estendida sombreia a parede oeste nos meses quentes de verão. A massa da estrutura foi formulada para criar túneis de vento no espaço do saguão como uma torre de ventilação. A linguagem da cobertura estendida também é mantida no bloco acadêmico, onde as salas de aula são protegidas do sol proveniente da face sul.
Diversas medidas de conservação da água, como áreas reduzidas de pavimentação e locais de captação foram incorporados no projeto paisagístico. Entretanto, a característica mais interessante e icônica da escola, é a cobertura de Origami MS dobrado, com um papel igualmente importante na coleta da água da chuva. O telhado, inspirado na atividade das crianças de dobrar papel e Origami, foi cuidadosamente projetado para desviar toda a água do telhado para áreas de captação através de tubulações de águas pluviais.
O processo de construção também refletiu a pedagogia da escola, para treinar e desenvolver habilidades entre os trabalhadores locais. A equipe foi treinada para construir a exclusiva estrutura do telhado em Origami, bem como as 'colunas de flores amarelas'. Isto resultou em um alto nível geral construtivo, comparado ao de grandes escolas. O projeto é também um exemplo de como um bom projeto pode criar tração. A escola possui mais admissões e professores de cidades maiores como Delhi e Gurugram, que estão dispostos a se mudar para a pequena cidade de Vilvakulam, em parte devido ao ambiente da escola, a administração e a pedagogia, como o principal fator impulsionador.